Após o ministro o chefe da diplomacia de Donald Trump, disse que a medida é um aviso para quem comete “graves violações de direitos humanos”. A declaração do secretário de Estado dos Estados Unidos foi feita nesta quarta-feira (30/7).
“O presidente Trump e o Departamento do Tesouro sancionaram o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do programa de sanções Global Magnitsky por graves violações de direitos humanos”, escreveu Rubio em um comunicado. “Que este seja uma viso para aqueles que atropelam os direitos fundamentais de seus compatriotas — as togas judiciais não podem protegê-los.”
Mais cedo, o governo norte-americano cumpriu ameaças que vinha fazendo há alguns meses, e aplicou sanções contra Moraes. A legislação visa punir autoridades internacionais, acusadas de violar os direitos humanos.

5 imagens




Fechar modal.

![]()
1 de 5 Trump, tarifas Arte Metrópoles / Gabriel Lucas
![]()
2 de 5 O presidente dos EUA, Donald Trump Andrew Harnik/Getty Images
![]()
3 de 5 O ministro do STF Alexandre de Moraes Igo Estrela/Metrópoles
![]()
4 de 5 Moraes alega que senador descumpriu ordem ao viajar para os EUA Reprodução
![]()
5 de 5 VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
A afeta seus alvos principalmente por vias econômicas, como o congelamento de bens, empresas ou contas em instituições norte-americanas. Também existe a proibição de cidadãos norte-americanos realizaram negócios ou transações com os sancionados.
que deixou o mandato na Câmara dos Deputados em fevereiro deste ano, durante viagem aos EUA. Com a licença, o filho de buscou ajuda do governo norte-americano contra o que ele, e alas bolsonaristas, classificam como uma possível perseguição judicial contra seu pai.
Bolsonaro é apontado pela como o líder de uma organização criminosa que, em 2022, tentou realizar um golpe de Estado no Brasil após derrota nas urnas.
No começo deste mês, o presidente dos EUA, Donald Trump, adotou a retórica de políticos conservadores do Brasil, e saiu em defesa do ex-presidente brasileiro.