• Quarta-feira, 29 de abril de 2026

Cedro se desfaz de fatia na Biomm para acelerar plano na mineração

Com o movimento, empresa projeta atingir 20 milhões de toneladas anuais até 2030

A Cedro Participações anunciou a venda de sua participação de 8% na Biomm como parte de uma estratégia de concentrar recursos e esforços em seu principal negócio, voltado à mineração e à logística integrada. O valor da operação não foi divulgado.

Segundo comunicado divulgado pela companhia, a decisão integra um movimento de reorientação estratégica para ampliar escala e eficiência produtiva em meio à expansão das operações.

Com a saída da Biomm, a empresa pretende acelerar investimentos na ampliação da mina em Mariana, com foco na produção de pellet feed, minério de ferro de alta qualidade utilizado para reduzir emissões na siderurgia global. A meta é atingir 20 milhões de toneladas anuais até 2030.

"O plano de expansão prevê ainda cerca de R$ 5 bilhões em infraestrutura logística, com a construção do Porto do Meio, em Itaguaí (RJ), e da ferrovia Shortline, na região de Serra Azul (MG). Os projetos, essenciais para o escoamento da produção e para a competitividade no mercado externo, devem gerar mais de 6 mil empregos diretos", destacou um trecho do comunicado.

Ainda de acordo com a Cedro, os compromissos socioambientais serão mantido, com a adoção de caminhões elétricos e o uso de biometano nas operações. Nos últimos cinco anos, a empresa informa ter investido mais de R$ 80 milhões em ações nas áreas de educação, saúde e infraestrutura em municípios como Nova Lima, Mariana e Ouro Preto.

Por: ITATIAIA

Artigos Relacionados: