O Gecex-Camex (Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior) decidiu nesta 4ª feira (30.jul.2025) antecipar o fim do cronograma de elevação tarifária para veículos elétricos e híbridos importados.
Com a medida, veículos eletrificados desmontados passarão a recolher imposto de importação de 35% a partir de janeiro de 2027, e não mais em julho de 2028, como estava marcado –independentemente de sua condição de montagem.
O pedido da chinesa BYD, de reduzir para 10% o imposto de SKD (semidesmontados) e 5% o de CKD (veículos desmontados) por 3 anos, não foi integralmente atendido.
O Gecex aprovou a aplicação de quotas adicionais de importação com alíquota zero nesses casos só com validade por 6 meses e com valor total de US$ 463 milhões.
A decisão se deu depois de uma pressão de montadoras como Volkswagen, Toyota, Stellantis e da GM (General Motors) para evitar uma medida que beneficiasse a BYD.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em nota, que o objetivo é trazer novas tecnologias para o consumidor e aumentar o adensamento da cadeia produtiva nacional.
Leia mais em: