Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fizeram uma carreata com cerca de 200 carros pessoais e 1 trio elétrico por Brasília (DF) neste domingo (11.jan.2025). O protesto foi pela derrubada do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao PL da Dosimetria.
Lula vetou o PL em 8 de janeiro de 2025 ao final de uma cerimônia em memória dos 2 anos dos atos extremistas que vandalizaram as sedes dos Três Poderes. O projeto, aprovado pelo Congresso, flexibiliza a pena de condenados pelos atos extremistas e pela tentativa de golpe de Estado. Entre os beneficiados está Bolsonaro.
A carreata foi organizada pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) e pelo desembargador Sebastião Coelho (Novo). Os 2 compareceram e guiaram o ato em cima de um trio elétrico. Izalci e Sebastião criticaram, durante a carreata, a falta de congressistas no ato: “Quantos vieram aqui na frente da PF prestar apoio ao ex-presidente Bolsonaro? Eu vi aqui o Izalci. Vi o senador Magno Malta e o deputado Hélio Negão. E os demais? E o deputado Coronel Chrisóstomo? E os demais?“, afirmou Sebastião.
O Poder360 obteve acesso exclusivo ao trio elétrico e acompanhou o ato em cima do veículo junto ao senador e ao desembargador. Junto aos 2 estavam mais 16 pessoas. Entre elas, assessores, deputados distritais do DF e pastores.
A carreata deu largada às 14h30 atrás da Torre de TV, no centro do plano piloto, em Brasília.
Por cerca de 20 minutos percorreu, em direção à Superintendência da PF (Polícia Federal), o eixinho, avenida paralela à principal via que corta as Asas de Brasília. Durante o percurso, o desembargador Sebastião falava pelo microfone com moradores dos prédios residenciais e pedia que eles se “convertessem” e se “arrependessem” por terem votado em Lula.
Jair Bolsonaro está preso na PF desde 22 de novembro de 2024. O local fica no fim da Asa Sul. O ato alcançou a Superintendência às 15h10.
Por lá, Izalci e Sebastião pediram aos participantes que não buzinassem ou fizessem barulho. Antes da largada do ato, a PM (Polícia Militar) pediu ao desembargador Sebastião Coelho que a carreata não passasse em frente à Superintendência da PF, pois naquela região há uma concentração de hospitais e o barulho poderia fazer mal aos pacientes internados.
Em seguida, o senador e o desembargador mandaram recados para o ex-presidente pelo alto-falante do trio. Disseram que logo o “resgatariam“. “Vamos trabalhar para a Anistia já, total e irrestrita para todos. Nós vamos aprovar essa matéria no Congresso. Fique calmo, Bolsonaro. Aguente aí com muita força, eu sei que não é fácil. Segura aí“, disse o senador no microfone para o ex-presidente.
Depois, oraram. O trio ficou na frente da PF por 5 minutos e seguiu para o setor Sudoeste. A carreata retornou ao Eixo Monumental às 15h34 e chegou de volta à Torre 10 minutos depois.
Às 16h, Sebastião e Izalci encerraram o ato com discursos e louvores. Os 2 desceram do trio e foram tietados pelos apoiadores.
Questionado pelo Poder360 se seria candidato ao Senado pelo Novo, o desembargador Sebastião afirmou que sim. A este jornal digital disse que, se não fosse pelo Partido Novo, já teria desistido de sua candidatura. “A pressão para que eu desista está grande“, afirmou. Não quis dizer quem faz pressão.
Perguntado também sobre se hoje defende algum dos réus do 8 de Janeiro, preferiu ficar em silêncio.
O Poder360 contou cerca de 150 carros. A Polícia Militar afirmou que não fará contagem: “Informamos que não é realizado levantamento ou contagem da quantidade de veículos em carreatas ou manifestações desse tipo.“





