O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) afirmou neste domingo (22.fev.2026) que há um “desencontro” interno no PL e insinuou que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), está sendo isolado pela sigla desde que teve a prisão decretada.
A declaração foi feita no X em reação a uma reportagem do Poder360 sobre disputas internas no partido. Nela, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que as decisões sobre candidaturas aos governos estaduais cabem à direção nacional, e não a Jair Bolsonaro, como havia sido sugerido em fala anterior de Carlos Bolsonaro.
“A fala não foi minha, foi do Presidente Jair Bolsonaro e ninguém disse que não conversamos com ninguém e que ninguém poderia indicar governadores”, afirmou Carlos Bolsonaro. “O que me foi orientado é que ele (Jair Bolsonaro) faria uma lista de candidatos que ele (Valdemar Costa Neto) apoiaria.”

Carlos disse ainda que há uma narrativa equivocada sobre sua atuação e que a situação dentro do PL estaria se deteriorando. Também critica o que considerou sinais de desarticulação interna.
“Creio que o PL poderia dar uma força inclusive em outras situações. Me parece que as coisas estão meio desencontradas sem querer querendo! Deixar o PRESO POLÍTICO isolado e fazendo isso que estamos vendo e de forma acentuada está cada dia mais… estranho!”, afirmou, referindo-se ao pai.
A manifestação reacende tensões dentro da sigla, que tenta organizar suas candidaturas estaduais para 2026 enquanto lida com divergências públicas entre suas principais lideranças.
A declaração também expõe o desconforto de aliados de Jair Bolsonaro com o funcionamento interno do PL em meio aos desdobramentos de processos judiciais e ao papel do ex-presidente na articulação eleitoral futura.





