O governo do Canadá anunciou, no sábado (15.nov.2025), investimento de até US$ 3,9 milhões para apoiar o desenvolvimento da NSL (Northern Super League), liga profissional de futebol feminino criada em 2025.
A medida foi divulgada momentos antes da final inaugural do torneio realizada no BMO Field, em Toronto. O Vancouver Rise derrotou o AFC Toronto por 2 a 1 e conquistou o título.
Segundo Ottawa, o aporte busca promover melhorias estruturais em instalações utilizadas pelos 6 clubes da liga, incluindo estádios e centros de treinamento.
O governo também discute formas de apoiar infraestruturas comunitárias que fortaleçam o crescimento regional e a expansão do futebol feminino no país. As informações são do jornal CBC.
A presidente da NSL, Christina Litz, afirmou que os recursos serão distribuídos entre as equipes para obras específicas, já que “cada região tem desafios diferentes”.
Os proprietários dos clubes também injetarão capital próprio para complementar o investimento público.
A liga planeja adicionar um 7º time em 2027, com foco nas regiões Central e Oeste do Canadá.
Para Diana Matheson, cofundadora e diretora de crescimento da NSL, o futebol feminino é “uma das áreas que mais crescem no país” e tem potencial de impacto econômico.
O anúncio contou com a presença de 4 ministros, entre eles Evan Solomon (Partido Liberal do Canadá), da Inteligência Artificial e Inovação Digital do Canadá, que classificou o aporte como um investimento estratégico na economia do esporte.
Antes do novo pacote, o governo já havia destinado US$ 128,3 mil para apoiar a realização da 1ª final da liga, para atrair milhares de visitantes e gerar atividade econômica na região de Toronto.





