O presidente do Conselho de Ética da Câmara, Fabio Schiochet (União Brasil-SC), escolherá na 6ª feira (24.ago.2025) o relator da ação contra Marcel Van Hattem (Novo-RS), Marcos Pollon (PL-MS) e Zé Trovão (PL-SC). Os deputados que abstruíram a Mesa Diretora da Casa em agosto. Podem ser escolhidos: Josenildo (PDT-AP) e Moses Rodrigues (União Brasil-CE).
Esse o 2º sorteio feito para a relatoria da ação. O processo teve de ser refeito porque os deputados Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) e Castro Neto (PSD-PI), sorteados na 1ª tentativa, desistiram.
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou os processos em 7 de outubro. Os 3 deputados foram um dos envolvidos na ocupação do plenário da Casa nos dias 5 e 6 de agosto em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Pollon também enfrentará, separadamente, um 2º processo por ofensas dirigidas ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Depois que o relator for escolhido, ele terá 10 dias úteis para apresentar um parecer preliminar, que poderá recomendar o prosseguimento ou arquivamento do caso. Se o processo seguir adiante, haverá espaço para defesa dos 3 deputados antes da decisão final.
A decisão de processar os deputados foi tomada depois que a Corregedoria da Câmara, sob comando do deputado Diego Coronel (PSD-BA), identificou condutas consideradas graves durante o episódio.