• Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Caiado diz ter aval de Kassab para fazer oposição a Lula

Governador se filiou ao PSD há poucos dias e disputa indicação do partido com Eduardo Leite e Ratinho Junior.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), afirmou que tem aval do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, para adotar uma postura de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na campanha presidencial de 2026. A declaração do recém-filiado foi dada em entrevista conjunta com os governadores Eduardo Leite (PSD-RS) e Ratinho Júnior (PSD-PR) ao jornal O Globo.

Ao comentar críticas que já fez no passado a Kassab, Caiado minimizou divergências antigas e disse que o foco agora é o projeto político do partido. “Eu não vou discutir nota de rodapé na minha longa trajetória política ao lado do Kassab desde épocas de 1989”, declarou. Segundo ele, há consenso de que o PSD precisa apresentar um candidato com posições claras. “O candidato do PSD terá que ter coragem para enfrentar esses temas. Não pode ser híbrido”, declarou.

Caiado disse que a campanha presidencial não pode evitar assuntos sensíveis e afirmou que a sociedade cobra posicionamento direto dos candidatos. “Esses temas são aqueles que a sociedade deseja que tenha um posicionamento em torno deles. Não cabe mais essa tese de passar o pano ou deixar de lado”, declarou. Para o governador, quem evitar esse debate não terá condições de governar.

O governador criticou o que chamou de paralisia do governo federal diante de escândalos e apontou falhas no funcionamento das instituições. “Olha a apatia da Presidência da República, totalmente calada diante dos escândalos que assolam o país. O descrédito, a descrença, a falta de esperança das pessoas”, afirmou. Também mencionou o STF (Supremo Tribunal Federal), ao dizer que há “excessos praticados pelo Supremo” e um modelo presidencialista que, segundo ele, perdeu capacidade de comando.

Caiado afirmou que o debate nacional precisa comparar resultados de gestão. “Veja os índices do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Goiás e de Santa Catarina. Veja os índices de criminalidade da Bahia, do Rio Grande do Norte, do Ceará”, disse. Para ele, esses dados serão centrais na campanha. “São comparativos que a sociedade vai querer”, afirmou.

O governador fez críticas diretas ao PT e à forma como, segundo ele, o partido governa. “O PT é um partido que é adversário do trabalho. É um governo que tenta ter o comando das pessoas tuteladas por programas ou cargos públicos”, declarou. Na avaliação de Caiado, o debate presidencial precisa oferecer uma alternativa concreta. “Se for para continuar enxugando gelo, não tem necessidade nem do Ratinho, nem do Eduardo e nem de eu sermos candidatos a presidente da República”, disse.

Ao tratar da disputa interna do PSD, Caiado afirmou que respeita o estilo dos demais governadores. “Cada um tem o seu estilo. O estilo é uma característica da pessoa, não é defeito”, declarou. Ele também disse acreditar que o partido tem condições de romper a polarização política. “Hoje o sentimento do brasileiro é de alguém que governe para pacificar”, afirmou.

Caiado, Leite e Ratinho Júnior são pré-candidatos à Presidência e aguardam a decisão interna do PSD para definir quem representará o partido na disputa. A definição deve vir somente em abril, segundo o governador do Paraná.

Questionado sobre a permanência do PSD no governo Lula, Caiado disse que não defende a saída imediata do partido dos ministérios. “Objetivamente, não”, respondeu.

Ele afirmou que o candidato presidencial que representará o PSD terá autonomia para definir alianças regionais. “Aquele que for escolhido candidato terá liberdade para escolher o seu palanque, com identidade com o projeto que estamos defendendo”, declarou.

Caiado disse acreditar que o PSD pode vencer a eleição presidencial. “Tenho uma esperança enorme, uma crença enorme de que nós vamos ganhar as eleições de 2026”, afirmou, ao defender que o partido apresente um projeto baseado em exemplos de gestão e em um confronto direto com o atual governo federal.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: