• Sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Brasileiro de 18 anos é contratado por clube italiano com ajuda de IA

Leonardo Veiga foi selecionado pela plataforma Footbao que analisou suas habilidades técnicas por vídeo.

A plataforma suíço-brasileira Footbao realizou a 1ª transferência internacional de um jogador mediada por inteligência artificial. Leonardo Veiga, meio-campista brasileiro de 18 anos, foi contratado pelo Spezia Calcio, clube da 2ª divisão italiana, nesta 6ª feira (19.set.2025).

A Footbao funciona como uma espécie de “TikTok do futebol”, em que jogadores enviam vídeos com lances e habilidades para serem analisados por um sistema de inteligência artificial. A tecnologia avalia cada vídeo com base em métricas que incluem velocidade, controle de bola, tomada de decisão, posicionamento e percepção tática, comparando esses dados com um banco de referências profissionais para criar um perfil do atleta.

Natural de Itajaí-SC, Leonardo participou do programa #passaporteparaosonho da Footbao. O jogador gravou um vídeo demonstrando suas habilidades técnicas que foi analisado pela plataforma. A IA identificou suas principais qualidades: controle de bola, visão de jogo e precisão nos passes.

O atleta foi selecionado para treinar durante uma semana com o US Lecce, da Itália. Depois dessa experiência, outros clubes demonstraram interesse, mas o Spezia Calcio ofereceu um contrato válido até 2027.

“A experiência de ter o meu talento reconhecido e validado pela IA da plataforma abriu as portas para o que parecia impossível. Agora, com o Spezia, este sonho está se tornando uma realidade ainda maior. É a prova de que a tecnologia da Footbao não só identifica o potencial, mas também o transforma em oportunidades reais. Sem a Footbao, seria muito mais difícil”, afirma Leonardo.

A Footbao mantém parcerias com 16 clubes no Brasil, incluindo grandes times como Palmeiras e Corinthians, que utilizam a plataforma em suas categorias de base. A empresa negocia com outros 11 clubes brasileiros, incluindo 3 times da Série A do Campeonato Brasileiro.

Nick Rappolt, CEO da Footbao, afirmou: “A transferência de Leonardo para o Spezia é um marco histórico e global: é a primeira negociação internacional concretizada por meio de uma plataforma de IA.”

O caso de Leonardo não é o 1º caso da plataforma. Anteriormente, Glória Gasparini, atualmente no Corinthians e convocada para a seleção brasileira sub-17, também usou o Footbao para se conectar com o clube paulista. A empresa combina serviços “premium” para usuários, assinaturas de clubes e publicidade, e planeja expandir sua atuação para outros países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: