O setor de panificação registrou a abertura de 26.400 pequenos negócios no Brasil de janeiro a abril de 2025, segundo dados divulgados na 3ª feira (3.jun.2025) pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com base em informações da Receita Federal.
O número representa um crescimento de 17,3% em comparação ao mesmo período de 2024. A quantidade de novos estabelecimentos equivale a 220 CNPJs criados diariamente para fabricação e comercialização de produtos de panificação no país. Em média, são registrados 10 estabelecimentos por hora.
“É uma combinação de fatores que tem apoiado a abertura de empresas do setor. Em primeiro lugar, observamos uma busca maior por alimentos frescos, locais e personalizados, especialmente após a pandemia, o que reaqueceu mercados de bairro e de proximidade”, disse Jane Blandina da Costa, analista de competitividade do Sebrae.
Costa afirmou que a tradição cultural do consumo de pães no Brasil é um estímulo para novos empreendimentos. Ela menciona também o custo inicial relativamente baixo e as possibilidades de inovação, como pães artesanais, produtos com fermentação natural e opções sem glúten ou lactose.
O levantamento indica que 86% dos novos negócios são registrados como MEI (Microempreendedores Individuais). As microempresas correspondem a 11,6% do total, enquanto empresas de pequeno porte representam 2,14%. No mesmo período de 2024, foram abertos 22.500 pequenos negócios no setor.
Os estabelecimentos variam desde operações simples até padarias com conceitos inovadores, distribuídos por todo o território nacional. A demanda constante por produtos de panificação impulsiona esse crescimento em diferentes regiões do país.
O Ideal (Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação) informa que o setor de panificação movimentou R$ 153,3 bilhões em 2024. O valor representa um aumento de 10,9% em relação ao ano anterior. Os dados mostram que as padarias geraram mais de 1 milhão de empregos diretos no Brasil.
As padarias recebem aproximadamente 47 milhões de pessoas diariamente, o que corresponde a 22,1% da população brasileira. O Sebrae não apresentou projeções específicas para o fechamento de 2025, embora os números do 1º quadrimestre indiquem tendência de crescimento.
“O sucesso nesse setor depende também de um olhar atento à experiência do cliente: ambiente acolhedor, atendimento cordial e produtos de qualidade fazem toda a diferença para transformar uma compra cotidiana em um hábito de consumo fiel”, disse a analista do Sebrae.