A E-Scout, plataforma especializada em scouting de futebol de base, iniciou operações no Brasil nesta 6ª feira (1º.ago.2025), em Belo Horizonte, com cerca de 6.500 atletas cadastrados.
Segundo a empresa, o sistema usa métricas reconhecidas por clubes e acompanha competições das categorias sub-14 a sub-20 em diversas regiões do país. O serviço busca solucionar a falta de dados estruturados nessas categorias.
Para o mercado internacional, a plataforma atua como vitrine de jovens brasileiros das categorias sub-15, sub-17 e sub-20. A meta é dobrar o banco de dados até o fim de 2025 e monitorar mais de 30 campeonatos de base.
“A E-Scout veio para revolucionar o processo de scouting e formação de atletas no Brasil, trazendo mais visibilidade, inteligência e oportunidades reais”, disse Diego Vieira, CEO da companhia.
O empresário destacou o impacto da ferramenta, citando que ela pode colocar no radar talentos de regiões menos visadas e ajudar clubes menores a realizar negócios estratégicos.
“Mais do que uma ferramenta de scouting, a E-Scout é uma resposta concreta a uma lacuna antiga e uma aposta corajosa no futuro do futebol brasileiro”, afirmou.
A plataforma foi desenvolvida com metodologia usada pela Outlier, empresa de assessoria tática também comandada por Vieira.