Brasil compartilha experiências em economia circular e sistemas integrados de produção durante a COP30
Painel internacional destacou práticas sustentáveis e a importância de políticas públicas para pequenos produtores rurais.
Painel internacional destacou práticas sustentáveis e a importância de políticas públicas para pequenos produtores rurais. As soluções que unem produtividade, conservação ambiental e inclusão dos pequenos produtores foram tema do painel internacional “Circularity in Integrated Production Systems: Case Studies from South America and Europe”, realizado nesta quarta-feira (12), na COP30, em Belém (PA). Promovido pelo James Hutton Institute (JHI), o encontro reuniu representantes do Brasil, Uruguai, Argentina, Alemanha, Holanda, Itália e Reino Unido para discutir experiências em economia circular e sistemas integrados de produção. Representando o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Clecivaldo de Sousa Ribeiro, diretor do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e de Indicações Geográficas, destacou as ações do Brasil voltadas à sustentabilidade e à valorização dos pequenos produtores rurais.
Responsabilidade ambiental: o que vem com a propriedade rural“O Mapa tem um protagonismo muito grande nesse tema, com o Plano ABC+, que orienta a agricultura de baixa emissão de carbono, e com a Plataforma Brasil Mais Sustentável, que fomenta o uso de práticas sustentáveis e a qualificação das propriedades rurais, com foco nas exportações de produtos de origem responsável”, afirmou Clecivaldo Ribeiro. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Durante o painel, foram comparadas as experiências brasileiras e escocesas em sistemas integrados de produção, como a Integração Lavoura-Pecuária (ILP), a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e os Sistemas Agroflorestais (SAFs). Esses modelos, além de promoverem eficiência produtiva, contribuem para a redução das emissões e a diversificação econômica no campo. “Enquanto o grande produtor já tem estrutura para adotar a ILP e a ILPF, o pequeno produtor precisa de apoio técnico e financeiro para adaptar esses sistemas à sua realidade. É isso que temos buscado fomentar com políticas públicas e cooperação internacional”, explicou Ribeiro. “Enquanto o grande produtor já tem estrutura para adotar a ILP e a ILPF, o pequeno produtor precisa de apoio técnico e financeiro para adaptar esses sistemas à sua realidade. É isso que temos buscado fomentar com políticas públicas e cooperação internacional”, explicou Ribeiro. Foto: Guilherme Martimon Fonte: MAPA VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Semana Internacional do Café 2025 reforça o papel do Brasil como potência inovadora e sustentável no cenário global
há 1 hora
Henrique & Juliano, do Rancho 263, compram 100% do Projeto Seven Toro por R$ 13,2 milhões
há 1 hora
Zanin confirma investigação de autoridade com foro em esquema do STJ
há 2 horas
Moraes cita vistos e Magnitsky ao receber denúncia contra Eduardo
há 2 horas
Justiça reconhece venda casada e produtor obtém vitória contra cobrança de seguros indevidos
há 2 horas
Starlink lança mega promoção com internet grátis e alta velocidade no Brasil; veja detalhes
há 2 horas
Mapa lança curso EAD sobre sustentabilidade no campo em parceria com o IABS durante a COP30
há 2 horas
Veto à lei de licenciamento ambiental cria punição indireta e expõe milhões de produtores à insegurança
há 2 horas
Mercado de biodefensivos cresce 18%, para R$ 4,35 bilhões na safra 2024-25, aponta levantamento da Kynetec Brasil
há 3 horas
Além de maior produtor mundial, Brasil pode elevar o uso de bioinsumos para 50%, diz Mariangela Hungria
há 3 horas
FGV: bovinos, minério e soja pressionam inflação no atacado no IGP-10 de novembro
há 3 horas
Moraes vota para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação
há 3 horas
Na Blue Zone, Mapa realiza agendas bilaterais com Austrália e Organização Internacional do Café