O Tesouro Nacional anunciou nesta 5ª feira (6.nov.2025) a 3ª emissão de títulos sustentáveis no mercado internacional. A operação será em dólar. Eis as íntegras do comunicado (PDF – 216 kB) e do edital (PDF – 3 MB).
O título é voltado para os investidores estrangeiros. O Global 2033 Sustentável terá vencimento em 8 anos. O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a reabertura do atual benchmark de 10 anos, o Global 2035.
“O objetivo da operação é reafirmar o compromisso da República com políticas sustentáveis, convergindo com o crescente interesse de investidores não residentes”, disse nota do Tesouro.
Segundo a equipe econômica, o montante equivalente aos recursos captados será alocado em ações que impulsionam a sustentabilidade e contribuam para:
“A operação está alinhada ao objetivo do Tesouro Nacional de promover a liquidez da curva de juros soberana em dólar no mercado externo, provendo referência para o setor corporativo, além de antecipar o financiamento de vencimentos em moeda estrangeira”, disse o comunicado.
A operação será liderada pelos bancos Citibank, Deutsche Bank e Goldman Sachs. Os títulos serão emitidos no mercado global e o resultado será divulgado no fim do dia.
A 2ª emissão havia sido em junho do ano passado. Levantou US$ 2 bilhões em títulos públicos na época, com vencimento em 2032. Em novembro de 2023, na 1ª edição, também conseguiu US$ 2 bilhões com vencimento em 2031.





