• Quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Botelho recebe embaixador de Israel, Daniel Zonshine, e ressalta potencial agropecuário de MT

Presidente da ALMT presenteia comitiva israelense com produtos regionais e rapadura de Bonsucesso

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer, responsável pelos assuntos Agronegócios e Água da Embaixada de Israel no Brasil, foram recebidos pelo deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e demais deputados, nesta quarta-feira (13), na presidência da Casa de Leis. Durante o encontro, Botelho presenteou a comitiva com produtos da agricultura familiar, como rapaduras de leite, de Bonsucesso. Ele também ganhou um vinho em retribuição.

As visitas ilustres também foram homenageadas no Plenário das Deliberações Renê Barbour. O embaixador Zonshine recebeu uma das mais altas condecorações do Legislativo, a Comenda Senador Filinto Muller e Fischer a Comenda Marechal Rondon, numa iniciativa do deputado Max Russi, primeiro-secretário da ALMT.

A comitiva está em Mato Grosso para conhecer o agronegócio, a agroindústria e identificar oportunidades de negócios, entre o Estado e Israel, fomentando as relações comerciais de exportação e a importação.

Nesta semana, visitaram Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Um termo de cooperação foi assinado com governo, para declaração conjunta de cooperação com foco na inovação entre o governo estadual o Ministério das Relações Exteriores do Estado de Israel.

Inovações tecnológicas
Botelho citou a possibilidade de parceria com Israel, por meio de inovações tecnológicas, para ajudar a solucionar a escassez da água potável. “Somos compradores de tecnologia e sobretudo, nessa questão de segurança na fronteira e produção agrícola. Eles têm grande experiência na questão hídrica, pois num pequeno território conseguiram produzir água para uma média de 20 milhões de pessoas. E podem trazer isso para Mato Grosso e ser usado no sistema de irrigação da agricultura. Essa aproximação sempre é boa para o Estado, são compradores agrícolas, o Brasil exporta muito frango para lá e nós somos os grandes produtores”, afirmou Botelho.

Além de tecnologia para irrigação e Segurança Pública, o embaixador ressaltou a parceria para outros setores como o de pesquisa.

“Discutimos sobre tecnologias israelenses na área de irrigação e outros setores que podem vir para Mato Grosso. Espero que através desta visita podemos aproximar as atividades econômicas relevantes, pesquisa também, para melhorar não só a nossa balança comercial, mas também a vida das pessoas aqui”, afirmou Zonshine, ao declarar que a parceria entre Israel e o Brasil tem um potencial enorme para crescer, uma vez que, o Brasil exporta produtos como soja e carne para Israel e importa seus fertilizantes.

Autor: Itimara Figueiredo (ALMT) Imagens: Vanderson Ferraz (ALMT)

Artigos Relacionados: