O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 70 anos, deixou o Hospital Rio Grande, em Natal (RN), por volta das 17h30 deste sábado (12.abr.2025). Ele será transferido em uma UTI móvel para o DF Star, em Brasília, onde passará por nova cirurgia no domingo (13.abr).
O antigo chefe do Executivo foi internado na unidade na 6ª feira (11.abr) por causa de uma obstrução abdominal. Essa será a 6ª operação por causa de complicações depois de ser vítima de uma facada durante ato de campanha para a Presidência, em Juiz de Fora (MG) em 2018.
Ao deixar o hospital na capital potiguar, Bolsonaro foi recebido por dezenas de apoiadores no local. Eles aplaudiram o ex-presidente e gritaram frases como “volta” e “mito”.
Desde que sofreu o atentado em 2018, Bolsonaro foi internado várias vezes. Na ocasião, ele foi esfaqueado e teve o intestino perfurado. De lá para cá, o ex-presidente realizou ao menos 8 cirurgias.
Ao todo, 5 procedimentos tiveram relação com o ferimento na barriga. Em julho de 2021, o ex-presidente apresentou soluços persistentes e foi internado depois de ser diagnosticado com suboclusão intestinal.
Oclusão é uma obstrução, quando a alimentação e as secreções não conseguem progredir pelo tubo digestivo. No caso do ex-presidente, o termo “suboclusão” indica que há uma obstrução parcial. A suboclusão é uma oclusão incompleta.
Em vídeo publicado neste sábado (12.abr), Bolsonaro já havia falado sobre a possibilidade de realizar uma cirurgia.
Assista (56s):