A diretora-geral da BlaBlaCar no Brasil, Tatiana Mattos, disse que a distribuição centralizada de passagens de ônibus para rotas rodoviárias no país “trava a regulamentação do setor de carona solidária e é um modelo insustentável”. Segundo ela, a proposta da plataforma, de descentralizar o setor, faz com que as operadoras rodoviárias a considerem uma ameaça.
“Há setores do transporte que enxergam a plataforma de carona como ameaça ou como um modal que vem roubar o usuário do rodoviário, mas o usuário tem que ter o direito de escolher de quem vai comprar esse inventário, considerando que a operação rodoviária no Brasil é uma concessão pública”, afirmou Mattos, em entrevista ao Poder360.
Assista ao Poder Entrevista (31min30s):
Segundo a diretora-geral, a solução para que as plataformas de carona auxiliem o setor de transporte em massa é a ampla concorrência.
Porém, a visão dos setores contrários impede que as conversas sobre a regulamentação dos aplicativos evoluam: “Alguns representantes dos rodoviários voltaram atrás no que havia sido construído, e não tem como avançar no debate iniciado em 2021.”
De acordo com Mattos, uma regulamentação de caronas ao nível federal “sem dúvida ampliaria o debate e possibilitaria levar as políticas ao patamar de ter subsídios ao setor”.
Afirmou ainda que poucos operadores de rotas rodoviárias controlam as vendas de passagens por canais digitais e físicos e querem manter o domínio sobre o setor. Nesse contexto, a presença da BlaBlaCar –operando venda de passagens– traria competitividade de preços e “distribuição de passagens em múltiplos canais”.
Leia abaixo trechos da entrevista: