O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Roberto Barroso, se emocionou nesta 4ª feira (17.set.2025) ao falar sobre viagem que fez na 2ª feira (15.set) a Boa Vista (RR), onde conheceu ações da operação Acolhida, que apoia imigrantes venezuelanos que chegam ao Brasil.
Durante a abertura do julgamento da ação sobre planos de saúde, Barroso afirmou que foi “emocionante ver o que o Brasil faz pelas pessoas”. Com a voz embargada, ele relatou uma interação com um dos imigrantes e definiu a experiência como a representação do “bom Brasil”, marcado pela paz e pela hospitalidade.
O ministro destacou que centenas de venezuelanos cruzam a fronteira brasileira diariamente em busca de refúgio em razão do cenário político, econômico e social do país vizinho, governado por Nicolás Maduro (Partido Socialista da Venezuela, esquerda).
Assista (1min40s):
Segundo o Censo 2022, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de pessoas naturais da Venezuela que residiam no Brasil em 2022 era de 271.514 –salto de 9.364% em relação aos 2.869 de 2010. A região Norte, principal porta de entrada desses imigrantes, concentrava 124.767 naturais da Venezuela, o que corresponde a 46% do total de pessoas desse país no Brasil.
Assista ao vivo:
A operação foi criada em 2018. O objetivo é a realocação voluntária de venezuelanos em situação de vulnerabilidade dos municípios de Roraima para outras cidades do Brasil. É uma iniciativa que envolve governo federal, Estados, municípios, as Forças Armadas, órgãos do Judiciário, organizações internacionais e mais de 100 organizações da sociedade civil.
Leia mais: