Veterano no circuito, o Dona Jovem Bar chega à quarta participação no Comida di Buteco em Florianópolis apostando em um prato que mistura memória afetiva e comida de bar. A casa apresenta o “Boi de Saia”, feito com pães de alho em formato de bolinha, recheados e cobertos com carne de panela e queijo derretido.
Inaugurado em dezembro de 2020, em meio à pandemia de Covid-19, o buteco nasceu em um momento de ruptura — um desemprego repentino e a própria pandemia.
O nome do bar é uma homenagem à avó, Dona Jovelina, figura central na construção da identidade do negócio. A proposta inicial era abrir um restaurante inspirado na cozinha dela, mas o projeto evoluiu para um bar com “cara de vó”, unindo ambiente descontraído à comida caseira.
O início não foi simples. As restrições impostas pela pandemia impactaram diretamente o funcionamento e trouxeram incertezas. Ao longo do caminho, manter o negócio ativo exigiu persistência, e a possibilidade de desistir esteve presente em diferentes momentos.
O Dona Jovem Bar consolidou sua trajetória apostando na identidade própria e na conexão com o público. A presença no Comida di Buteco tem sido parte importante desse processo, que atrai novos clientes a cada edição.
No Comida di Buteco, os estabelecimentos oferecem petiscos exclusivos durante um período de tempo, por um preço fixo — neste ano, o valor é de R$ 40. Depois, público e jurados elegem o melhor “buteco” da cidade. O critério principal é a qualidade do petisco, mas a avaliação também considera atendimento, higiene e temperatura da bebida.
Depois dessa, são mais duas etapas: eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o melhor “buteco” do Brasil.
Em todo o Brasil, o concurso abrange cerca de 50 municípios de Norte a Sul do país, em todas as regiões, com quase 1,2 mil botecos. Na edição deste ano, que deve terminar apenas no dia 3 de maio, o tema será verduras e os participantes deverão criar petiscos utilizando as partes comestíveis das plantas.
Empadinha do Pescador: empada aberta de camarão com molho de camarão, catupiry e alho-poró, finalizada com camarão empanado na farinha panko e crispy de alho-poró.





