Um avião de carga derrapou na pista do aeroporto de Hong Kong, colidiu com um carro da patrulha de segurança e caiu no mar na madrugada desta 2ª feira (20.out.2025), no horário local –noite de domingo (19.out) no Brasil. Dois funcionários da segurança do aeroporto morreram, segundo a agência Reuters.
Todos os 4 tripulantes a bordo do Boeing 747, operado pela transportadora de carga turca ACT Airlines em nome da Emirates, escaparam do acidente. Os funcionários do aeroporto não respiravam quando foram resgatados da água. Um deles morreu no local e o outro no hospital, disse Steven Yiu, diretor executivo da Autoridade Aeroportuária de Hong Kong.
O avião vinha de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. As autoridades ainda estão investigando a causa exata do acidente, com o clima, as condições da pista, a aeronave e a tripulação sendo parte da investigação, disse Yiu.
Segundo a Reuters, o piloto do avião de carga não solicitou ajuda antes do pouso nem relatou nenhum problema técnico.
Steven Yiu disse que a viatura de segurança estava operando em sua área habitual e “definitivamente não invadiu a pista”. Segundo ele, o avião desviou repentinamente para a esquerda depois de pousar na pista antes de atingir o carro, o que “não era uma trajetória normal”.
Os voos no aeroporto de Hong Kong não foram afetados, disse Yiu, acrescentando que a pista seria reaberta depois da conclusão das inspeções de segurança.
A Emirates informou que a aeronave era um Boeing 747 de carga alugado e operado pela ACT Airlines. “A tripulação está confirmada como segura e não havia carga a bordo”, disse a companhia aérea, citada pela Reuters.
Yiu afirmou que a autoridade aeroportuária forneceria toda a assistência e apoio necessários às famílias dos funcionários, acrescentando que eles trabalhavam no aeroporto há anos.
Assista a imagens publicadas nas redes sociais: