Atriz Berta Loran vive reclusa e evita aparições públicas
A grande dama do humor, opta pela reclusão e evita aparições públicas
“Dona Berta não está falando com a imprensa”. A constatação foi ouvida, na manhã da última segunda-feira (8/9), no telefonema de NEW MAG à casa de Berta Loran, e foi proferida por uma das cuidadoras da atriz, um dos mais importantes nomes femininos no humor brasileiro.
Veterana e pioneira – juntamente com nomes como Dercy Gonçalves (1907-2008) e Zezé Macedo (1916-1999) – Basza Ajs completa 100 anos em março de 2026 e optou, aos 99 anos, por uma vida reclusa, afastada dos holofotes e de alguns amigos.
Leia também
A relutância da artista em falar com a imprensa é confirmada por João Luiz Azevedo, produtor cultural e realizador do livro-homenagem Berta Loran: 90 anos de humor (Litteris), lançado em 2016 para celebrar suas nove décadas de vida. A comediante evita agora aparições na TV e recusou convites para entrevistas de duas emissoras.
A produção do The Noite, do , quis entrevistá-la, e o convite foi recusado. O mesmo se deu com o do Sem Censura, mesmo com o áudio afetuoso enviado pela (apresentadora da atração) – elenca João Luiz.
O fato de querer preservar sua imagem do mundo resvala também em alguns amigos da querida atriz. Ao completar 99 primaveras, Berta evitou sair em público e receber visitas, como conta uma amiga que pediu para ter sua identidade preservada:
Leia o texto completo em , parceiro do Metrópoles.
Por: Metrópoles