• Sábado, 11 de outubro de 2025

Ataque aéreo de Israel mata 1 e fere 7 no sul do Líbano

Bombardeio atingiu vila de Msayleh e bloqueou via importante; ação viola cessar-fogo firmado em novembro de 2024.

Um ataque aéreo de Israel matou uma pessoa e feriu outras 7 neste sábado (11.out.2025) na vila de Msayleh, no sul do Líbano. O bombardeio atingiu um ponto de venda de maquinário pesado e bloqueou temporariamente uma estrada que liga Beirute ao sul do país. As informações são da Al Jazeera.

Segundo autoridades libanesas, a vítima era uma cidadã síria, enquanto entre os feridos havia 1 sírio e 6 libaneses, incluindo duas mulheres.

O ataque destruiu um ponto de venda de maquinário pesado e atingiu um veículo que transportava verduras, bloqueando temporariamente uma via importante que liga Beirute ao sul libanês. Israel afirma que o alvo era material usado pelo Hezbollah para reconstruir infraestrutura militar.

O bombardeio viola o acordo de cessar-fogo firmado em novembro de 2024. A posição estratégica da vila, próxima a uma rota que conecta a capital ao sul do país, aumenta o impacto do ataque na infraestrutura civil libanesa.

A Agência Nacional de Notícias do Líbano notificou que drones israelenses foram vistos sobrevoando Beirute e áreas suburbanas do sul desde o início da manhã deste sábado. Tropas israelenses mantêm presença no território libanês, mesmo depois do acordo de paz mediado pelos EUA.

Autoridades libanesas condenaram o ataque como “agressão flagrante contra instalações civis sem justificativa”. O presidente do Líbano, Suleiman Frangieh, classificou o episódio como particularmente alarmante por se dar logo depois do cessar-fogo entre Israel e Hamas, em Gaza.

O Hezbollah, por sua vez, recusou a crescente pressão para se desarmar. No túmulo de Hassan Nasrallah, seu líder histórico, o atual secretário-geral, Naim Qassem, declarou que o grupo “nunca abandonará suas armas”.

Eis alguns ataques recentes entre Israel e Hezbollah:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: