Um trio de astronautas chineses ficou preso na órbita da Terra depois que a cápsula de retorno da missão ter sido atingida por um possível fragmento de lixo espacial. As informações foram publicadas na 4ª feira (5.nov.2025) pela CMSA (Agência Espacial Tripulada da China).
O incidente levou ao adiamento do retorno da missão Shenzhou-20. Os tripulantes Chen Dong, Chen Zhongrui e Wang Jie estão em missão desde abril e deveriam retornar à Terra nesta semana.
O plano, porém, foi suspenso depois que técnicos detectaram danos no casco da cápsula de reentrada, o que causou preocupação quanto à segurança da operação.
“Para garantir a segurança e a saúde dos astronautas e o sucesso completo da missão, foi decidido que a missão de retorno da Shenzhou-20, originalmente programada para 5 de novembro, será adiada”, informou a CMSA.
Imagens captadas na estação espacial Tiangong mostram os astronautas da Shenzhou-20 com os tripulantes da Shenzhou-21 cozinhando uma refeição completa em órbita, utilizando um novo forno de ar quente desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Treinamento de Astronautas da China.
O vice-chefe de design, Liu Weibo, considerou o equipamento um “marco mundial” por permitir a preparação de alimentos de forma segura no espaço.
Assista (1m58s):
No vídeo, os astronautas aparecem grelhando frango e carne no forno, que tem sistema de purificação integrado, capaz de capturar partículas e compostos de carbono durante o cozimento, evitando a poluição do ambiente da estação.
A equipe da missão Shenzhou-20 divide o espaço com os integrantes da Shenzhou-21, lançada na última 6ª feira (31.out). As duas tripulações compartilham tarefas de manutenção e realizam experimentos inéditos.
Estão entre as ações:





