O Cruzeiro venceu, de virada, o RB Bragantino por 2 a 1, neste domingo (12), no Mineirão, e voltou a vencer na Série A do Campeonato Brasileiro. Válido pela 11ª rodada, o jogo foi movimentado e teve gols de Andrés Hurtado, Néiser Villarreal e Christian.
Após o jogo, o técnico Artur Jorge comentou também sobre um dos assuntos da semana na Toca da Raposa II: o volante Walace. Cortado dos últimos dois jogos por um episódio de indisciplina, o atleta segue com futuro em aberto. A diretoria do clube, que tomou a decisão de afastá-lo, cuida do caso e ainda não definiu o que será feito.
Treinador e volante tiveram uma conversa franca após o ocorrido, revelada pelo português em entrevista coletiva.
“Em relação ao Walace, conversei com ele, sim. Tive a oportunidade de cruzar com ele no CT. Ele afirmou, de fato, que tinha cometido esse erro, que é público. Nada a esconder em relação a isso. Nesta altura, é um processo que, a mim, nada mais me diz respeito. A ele, só resta esperar aquilo que a administração vai decidir. Ponto final. Não há mais nenhum caso em relação a isso. Conversamos, falamos de uma forma muito correta, olhos nos olhos. Sobre o assunto, a partir daqui, nem eu nem ele temos que fazer mais nada. Nesta altura, está entregue à direção, e a direção vai tomar uma decisão em relação a esse caso”, disse Artur.
Desde que retornou a Belo Horizonte, na noite do último domingo (5), Walace continuou treinando normalmente na Toca da Raposa II.
Internamente, o jogador tem bom convívio e é querido por boa parte do plantel. Nos últimos dias, o zagueiro Fabrício Bruno saiu em defesa do meio-campista e o definiu como um "paizão".
Após a derrota para o São Paulo, no sábado (4), Walace criticou o goleiro Matheus Cunha em um grupo com outros jogadores do Cruzeiro. Ele apagou o conteúdo, mas não adiantou. Matheus Cunha vive início difícil no time mineiro e tem a missão de substituir Cássio, que sofreu grave lesão no joelho.
O volante foi afastado pela diretoria e aguarda uma reunião entre a cúpula celeste e o seu estafe, conforme apurou a Itatiaia.
Mesmo com muitas oportunidades no time com diferentes treinadores, tanto em 2024 quanto em 2025, o meio-campista não engrenou como era esperado. Em 2026, ele foi utilizado em apenas uma partida.
Jogando no Mineirão, o Cruzeiro criou muitas oportunidades e conseguiu vencer o Bragantino. Os visitantes aproveitaram falha do goleiro Matheus Cunha e abriram o placar no começo do primeiro tempo, com Hurtado, aos 6 minutos.
A vantagem paulista não durou muito. Aos 18 minutos, Néiser Villarreal recebeu boa bola de Fagner e, livre, avançou em direção à meta de Tiago Volpi. O colombiano finalizou com precisão e marcou o 1 a 1.
O Cruzeiro virou a partida pelos pés de Christian, aos quatro minutos da etapa final. Sempre bem posicionado, o camisa 88 aproveitou rebote de Tiago Volpi após chute de Néiser Villarreal e balançou as redes.
Com o resultado, a Raposa agora ocupa a 17ª posição, com dez pontos, um a menos que o Corinthians, primeiro time fora da zona de rebaixamento. O Massa Bruta tem 14 pontos e é o nono.
O próximo jogo do Cruzeiro será na quarta-feira (15), às 19h (de Brasília), no Mineirão, contra a Universidad Católica-CHI, pela Copa Libertadores.
Pelo Brasileirão, o time enfrentará o Grêmio no sábado (18), às 20h30 (de Brasília), também no Gigante da Pampulha.





