O Arsenal contratou a atacante canadense Olivia Smith, do Liverpool, por 1 milhão de libras (R$ 7,5 milhões) na 5ª feira (17.jul.2025). A transferência estabelece um novo recorde financeiro para o futebol feminino mundial, tornando a jogadora de 20 anos a 1ª atleta a atingir essa marca em uma negociação.
A aquisição supera o valor anterior mais alto no futebol feminino, que pertencia à defensora norte-americana Naomi Girma, negociada por 900 mil libras (R$ 6,7 milhões) do San Diego Wave para o Chelsea em janeiro deste ano.
O clube londrino busca manter sua competitividade tanto no cenário europeu quanto na liga inglesa, onde terminou como vice-campeão na temporada passada, atrás do Chelsea.
Smith se destacou no Liverpool na temporada passada. Apesar de seu clube ter terminado na 7ª posição da WSL (Women’s Super League), a canadense foi a artilheira da equipe em todas as competições com nove gols e conquistou o prêmio de melhor jogadora do time.
“É meu sonho competir pelos maiores títulos aqui na Inglaterra e na Europa e estou animada para começar e contribuir para fazer isso aqui com o Arsenal”, disse Smith em um comunicado.
Segundo o site FootballTransfers, estas são as 5 transferências mais caras da história do futebol feminino:
No futebol masculino, o primeiro jogador a atingir a marca de um milhão de libras em uma transferência foi o ex-atacante inglês Trevor Francis, quando se transferiu do Birmingham City para o Nottingham Forest em 1979, 46 anos antes da transferência de Smith.
O Arsenal já havia demonstrado suas ambições ao recontratar Chloe Kelly, do Manchester City, e Taylor Hinds, também do Liverpool. A chegada de Smith reforça o elenco comandado por Renee Slegers, que busca superar o Chelsea na próxima temporada da liga inglesa.