Levantamento técnico feito pela CFAE (Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos) da Polícia Civil do Rio estima que os armamentos apreendidos na megaoperação nos Complexos da Penha e do Alemão somam R$ 12,8 milhões. A informação foi divulgada neste sábado (1º.nov.2025) pela corporação.
A Polícia Civil do Rio também atualizou a quantidade de armas apreendidas na ação. Depois de recontagem, o número subiu de 118 para 120. Foram contabilizados mais 2 fuzis que haviam sido entregues em outras delegacias, elevando o total deste tipo de armamento para 93.
Também foram apreendidas 26 pistolas e um revólver, além de explosivos, munições, drogas e equipamentos militares utilizados pelo Comando Vermelho. Os equipamentos passarão por perícia.
Segundo a Polícia Civil, os armamentos vieram de diferentes países da América do Sul e da Europa: Venezuela, Argentina, Peru, Bélgica, Rússia e Alemanha. O rastreamento identificou armas dos modelos AK-47, AR-10, FAL e AR-15.
Há ainda armas provenientes de outros Estados, equipamentos desviados das Forças Armadas e fuzis montados com peças contrabandeadas ou adquiridas na internet da forma ilegal.
Os dados da perícia serão compartilhados com o Exército brasileiro para que as origens dos armamentos desviados sejam rastreadas.





