A cantora Anitta se manifestou contra os leilões de áreas verdes em Salvador (BA). Em um vídeo publicado nas redes sociais nesta 6ª feira (18.abr.2025), ela defendeu a preservação ambiental: “É preciso respeitar os limites, cuidar da natureza e proteger as áreas verdes que ainda existem no nosso país”.
A artista, que vestia uma camiseta com a palavra “preserve”, afirmou que “usar o potencial construtivo desses espaços para erguer mais prédios não é a melhor escolha para a população”.
Assista (1min39s):
A declaração vem 2 dias depois de a Justiça Federal suspender o leilão de um terreno localizado no Morro do Ipiranga, na capital baiana, depois de um pedido do CAU-BA (Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia), que apontou riscos ambientais na comercialização da área.
A decisão cita a lei municipal 9.775 de 2023, proposta pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), que autoriza a venda de 40 terrenos públicos como forma de ampliar a arrecadação do IPTU e financiar obras na cidade.
O texto, no entanto, não menciona que o terreno leiloado tem restrição ambiental, o que, segundo o Judiciário, cria insegurança jurídica.