O juiz federal Julien Neals determinou que a Apple deve enfrentar o processo do Departamento de Justiça dos Estados Unidos que acusa a empresa de dominar ilegalmente o mercado norte-americano de smartphones. A big tech havia pedido para arquivar o caso.
O caso alega que a Apple usa restrições a desenvolvedores de aplicativos e dispositivos de terceiros para impedir que usuários migrem para concorrentes, dominando o mercado de forma ilegal.
A decisão permite que o caso prossiga no que pode se tornar uma batalha judicial de anos para a Apple contra fiscalizadores governamentais que buscam reduzir o que descrevem como barreiras à competição com o iPhone.
O processo, apresentado em março de 2024, mira especificamente as restrições e taxas impostas pela Apple aos desenvolvedores de aplicativos, bem como os obstáculos técnicos que a empresa supostamente cria para dispositivos e serviços de terceiros. Isso inclui smartwatches, carteiras digitais e serviços de mensagens que competiriam com as próprias ofertas da Apple.
O Departamento de Justiça, junto com vários Estados e Washington, D.C., alega que essas práticas eliminam a concorrência.
Com informações da Investing Brasil.com