• Terça-feira, 18 de novembro de 2025

Apple e MLS antecipam fim de contrato de streaming para 2029

Parceria de US$ 2,5 bilhões será encerrada 3 anos antes do previsto, com a MLS recebendo US$ 50 milhões extras.

A MLS (Major League Soccer) e a Apple acordaram em encerrar 3 anos e meio antes do previsto o contrato global de streaming de US$ 2,5 bilhões, firmado por 10 temporadas. O acordo deixará de valer depois do fim da temporada 2028/2029.

A renegociação altera o cronograma de pagamentos e garante à liga US$ 50 milhões adicionais em relação ao valor previsto originalmente para o mesmo período.

A Apple pagará:

A readequação se dá enquanto a MLS se prepara para mudar seu calendário para o formato de inverno a partir de 2027, alinhando-se ao padrão europeu, reduzindo conflitos com datas Fifa e facilitando negociações de transferências.

A temporada atual vai de março a novembro. As informações são do site especializado SportsPro.

No curto prazo, a Apple também decidiu encerrar o Season Pass, serviço adicional necessário para assistir aos jogos. A partir de 2026, todas as partidas da MLS entrarão no catálogo padrão da assinatura do Apple TV.

Conteúdos de estúdio e produtos digitais antes vinculados ao Season Pass também migrarão para o serviço principal. Sócios-torcedores dos clubes passarão a receber uma assinatura do Apple TV.

A Apple afirmou que a mudança facilita o acesso aos jogos e pode aproveitar o aumento de interesse no futebol na América do Norte depois da Copa do Mundo de 2026, sediada por EUA, Canadá e México.

Com o novo calendário, a MLS passará a disputar seus playoffs em maio, evitando a concorrência direta com a NFL e com o futebol universitário, embora ainda não escape das finais da NBA e da NHL. Um recesso de inverno deve ser incorporado para mitigar o clima rigoroso em parte dos EUA e no Canadá.

Em 2027, haverá uma temporada curta de 14 jogos com playoffs, construída em conjunto com o sindicato dos jogadores.

Para analistas, a renegociação dá à Apple flexibilidade para encerrar o contrato e avaliar se deseja renová-lo no futuro, enquanto permite à MLS testar o interesse de outros players de mídia. A falta de transparência nos dados de audiência, porém, segue como ponto crítico do modelo da liga com a Apple.

Por: Poder360

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