• Sábado, 11 de outubro de 2025

Após nova tarifa, Trump sinaliza disposição para encontrar Xi

Presidente norte-americano declarou que reunião com líder chinês na Coreia do Sul ainda pode acontecer.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), deixou em aberto a possibilidade de um encontro com o presidente da China, Xi Jinping (PCCh), depois de anunciar uma taxação de 100% a produtos chineses. A informação é do jornal South China Morning Post.

“Não cancelei [o encontro], mas não sei se teremos, mas estarei lá de qualquer maneira. Então, presumo que possamos ter”, disse o norte-americano a jornalistas. Ele fazia referência à reunião da APEC (Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), que será realizada na Coreia do Sul de 31 de outubro a 1 de novembro e contará com a participação dos 2 líderes. Mais cedo, Trump havia afirmado ter desistido de se reunir com Xi.

A nova tarifa foi anunciada por Trump na 6ª feira (10.out.2025). Segundo o republicano, é uma resposta à decisão de Pequim de realizar controles de exportações sobre a maioria de seus produtos, em especial de terras raras.

“Isso afeta todos os países, sem exceção, e foi obviamente um plano elaborado por eles anos atrás. É absolutamente inédito no comércio internacional e uma vergonha moral nas relações com outras nações”, declarou Trump.

A medida entra em vigor a partir de 1º de novembro e sobrepõe todas as taxas atualmente cobradas a itens importados do país asiático.

Um fator que pode pesar para a realização do encontro é a suspensão chinesa da compra de soja dos EUA. Antes de anunciar a taxação, Trump declarou que a compra da commodity agrícola pela China seria um tema central na conversa com o líder chinês.

A China é o principal comprador da soja norte-americana e não tem feito novas compras do produto nos últimos meses. A medida impacta justamente a base eleitoral de Trump. O republicano venceu a maioria das zonas rurais dos EUA nos principais Estados produtores de soja nas eleições de 2024.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: