A Apaba (Associação Baiana dos Produtores de Algodão) inaugurou nesta segunda-feira (8), durante a Bahia Farm Show, um novo Centro de Análise de Fibras em Luís Eduardo Magalhães (BA).
Com investimento de cerca de R$ 120 milhões ao longo dos anos, a estrutura tem 5,2 mil metros quadrados de área construída e é apontada pela entidade como o maior laboratório de classificação de algodão da América Latina. A expectativa é que o centro processe até 5 milhões de amostras na safra 2025/26.
Segundo a Abapa, a ampliação permitirá elevar gradualmente a capacidade de análise para até 70 mil amostras por dia. O laboratório atende a produção de algodão da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e é responsável pela classificação da fibra utilizada na comercialização do produto.
A nova estrutura conta com equipamentos HVI (High Volume Instrument) de alta precisão e foi projetada para ampliar a automação dos processos e a eficiência operacional.
Na mesma cerimônia, a entidade abriu a Passarela do Saber, um túnel imersivo e interativo que apresenta ao público as etapas da produção do algodão, da colheita à classificação da fibra.
O evento contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além de representantes da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), da Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão) e de lideranças do agronegócio que participam da 20ª edição da Bahia Farm Show.
Fonte: CNN





