A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso do Mounjaro para tratar apneia do sono em adultos com obesidade. A resolução foi assinada na 6ª feira (17.out.2025) e publicada nesta 2ª feira (20.out.2025) no DOU (Diário Oficial da União). Eis a íntegra (464 kB –PDF).
O Mounjaro tem como princípio ativo a tirzepatida e só pode ser vendido mediante receita médica.
A nova indicação do uso do Mounjaro é para adultos com obesidade e que foram diagnosticados com apneia do sono moderada a grave.
Segundo a farmacêutica Eli Lilly, os pacientes que fizeram uso da medicação apresentaram, em média, 20% de perda do peso corporal e tiveram, pelo menos, uma redução de 30 interrupções do sono por hora.
Um estudo clínico de fase 3, realizado pela farmacêutica, demonstrou que a tirzepatida foi, em média, 5 vezes mais eficaz que o placebo na redução de interrupções respiratórias em pacientes que não usavam o aparelho de CPAC (pressão positiva contínua nas vias aéreas) para ajudar a respirar durante a noite.
A apneia do sono é um distúrbio caracterizado por paradas repetidas da respiração durante o sono, causadas por obstrução parcial ou total das vias respiratórias. Essas interrupções podem durar segundos e se repetir várias vezes por hora.
As causas do distúrbio incluem obesidade, alterações anatômicas (como amígdalas grandes e queixo retraído), envelhecimento, uso de álcool ou sedativos à noite e fatores genéticos.
Os sintomas incluem roncos intensos e pausas na respiração durante o sono.