O ator e diretor Antônio Pitanga esteve na , no Palácio do Planalto, no último sábado (6/7). O momento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vários ministros e o restante do elenco.
Durante entrevista ao Metrópoles, Antônio contou como foi a exibição do filme, do qual ele é diretor e protagonista. “[A sessão] foi linda. Acho que foi um dos momentos mais bonitos da minha carreira de 67 anos no cinema”, declarou.

3 imagens


Fechar modal.

![]()
1 de 3 Exibição de Malês no Palácio do Planalto Ricardo Stuckert / PR
![]()
2 de 3 Exibição de Malês no Palácio do Planalto Ricardo Stuckert / PR
![]()
3 de 3 Exibição de Malês no Palácio do Planalto Ricardo Stuckert / PR
Pitanga revelou que trabalhou no projeto por vários anos, até ele se consolidar de fato. “Poder apresentar [o filme] ao presidente e alguns ministros, como a ministra da Cultura e o da Educação, para mim foi de uma alegria muito grande”, completou.
“Foi uma alegria estar ali apresentando para o servidor número 1 do Brasil, que é o Lula, a história que o Brasil não conhece, que é o levante mais importante do país durante o século 19, feito por negros, sequestrados e escravizados, em 1835. Foi uma noite premiada.”
Leia também
Sobre o filme
Antônio Pitanga dirigiu e protagonizou Malês, obra baseada em fatos históricos que retrata a Revolta dos Malês, a maior revolução da história do Brasil organizada por negros escravizados na Bahia, em Salvador. O movimento mobilizou a população negra, escravizada e liberta, pelas ruas de Salvador contra a escravidão em 1835.
Além de , o filme conta com Camila Pitanga, Rocco Pitanga, Rodrigo de Odé, Patrícia Pillar, Samira Carvalho, Edvana Carvalho e Heraldo de Deus. O longa estreia em 2 de outubro nos cinemas.
Veja também: