A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) atualizou o cronograma do 1º bloco de leilões portuários de 2026, marcado para ocorrer em 26 de fevereiro, na B3, em São Paulo. A informação foi publicada no Diário Oficial da União de 4ª feira (7.jan.2026). Leia a íntegra (PDF – 169 kB).
O bloco reúne 4 projetos de arrendamento portuário, com investimentos estimados em R$ 229 milhões, voltados à movimentação de granéis minerais, granéis vegetais e passageiros.
Terminais incluídos no leilão:
De acordo com o diretor-geral da Antaq, Frederico Dias, o bloco de leilões reflete uma visão de longo prazo para o setor aquaviário.
“A atuação da agência busca garantir um ambiente regulatório seguro, estimular investimentos e ampliar a capacidade dos portos, transformando infraestrutura em desenvolvimento”, afirmou em nota.
Os projetos foram encaminhados pela Secretaria Nacional de Portos à agência reguladora e fazem parte da agenda de concessões do governo para “reduzir gargalos logísticos e impulsionar o crescimento regional”.





