Anfavea: produção e venda de veículos têm forte crescimento em julho
Segundo a Anfavea, resultado foi impulsionado pelos efeitos do programa de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
O Brasil registrou forte crescimento tanto na produção quanto na venda de em julho deste ano, na comparação com o mês anterior. É o que mostra o levantamento divulgado nesta quinta-feira (7/8) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores ().
Segundo os dados da entidade, o país produziu 237,8 mil veículos no mês passado, o que representou uma alta de 15,7% sobre junho.
Em relação ao mesmo período do ano passado, no entanto, houve uma queda de 3,6% na produção de veículos no Brasil.
No acumulado dos sete primeiros meses de 2025, o aumento na produção de veículos foi de 6,1%, alcançando 1,47 milhão de unidades.
Leia também
Vendas
Já as de veículos subiram 14,2% no mês, para 243,2 mil unidades.
Segundo a Anfavea, o resultado foi impulsionado pelos efeitos do programa do governo federal de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Na comparação com julho de 2024, as vendas de veículos ficaram praticamente estáveis, com leve alta de 0,8%.
No acumulado de janeiro a julho, os licenciamentos cresceram 4,1%, para 1,44 milhão de veículos.
Entenda
No início de julho, o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) assinou um decreto que diminuiu as alíquotas de IPI dos carros mais leves e econômicos, movidos à energia limpa e que atendam aos requisitos de segurança.
O decreto criou a modalidade de Carro Sustentável, por meio da qual veículos compactos com alta eficiência energética e ambiental e fabricados no Brasil terão o IPI zerado.
O mecanismo está previsto no programa Mobilidade Verde e Inovação ().
Para ter direito ao IPI zero, o carro sustentável deve atender a requisitos como emitir menos de 83g de CO₂ por quilômetro; conter mais de 80% de materiais recicláveis; ser fabricado no Brasil; e se enquadrar em uma das categorias de carro compacto.
Exportações
Ainda de acordo com o levantamento da Anfavea, as exportações no setor automotivo tiveram alta de 22,4% em julho, na comparação com o mesmo período do ano passado, para 47,8 mil unidades.
Por: Metrópoles