• Quinta-feira, 24 de abril de 2025

Anec reduz previsão para exportação de soja do Brasil, mas vê alta anual em abril

No acumulado do primeiro trimestre, a exportação de soja do Brasil aumentou cerca de 1 milhão de toneladas ante o mesmo período do ano passado.

No acumulado do primeiro trimestre, a exportação de soja do Brasil aumentou cerca de 1 milhão de toneladas ante o mesmo período do ano passado. A exportação de soja do Brasil em abril foi estimada em 14,3 milhões de toneladas, uma redução de 200 mil toneladas na comparação com a previsão da semana passada, de acordo com dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), divulgados nesta quarta-feira. Esse volume estimado para o mês representaria um crescimento de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Inteligência artificial identifica mais de 600 castanheiras nativas em tempo recorde na Amazônia
    Inteligência artificial identifica mais de 600 castanheiras nativas em tempo recorde na Amazônia
    Na véspera, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) reportou que o ritmo diário de exportação de soja do Brasil está 8,6% acima de abril do ano passado. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Mas, de acordo com dados da Anec, os embarques de abril cairão ante a máxima histórica mensal de março, de 15,7 milhões de toneladas. No acumulado do primeiro trimestre, a exportação de soja do Brasil aumentou cerca de 1 milhão de toneladas ante o mesmo período do ano passado, para 26,57 milhões de toneladas, com a China buscando o produto no Brasil diante da guerra comercial com os Estados Unidos. Em relatório divulgado na véspera, o Itaú BBA afirmou que a programação de embarques para abril “indica que os volumes devem ser fortes novamente, assim como a expectativa para maio e junho”.“Os chineses devem originar o máximo possível do Brasil no primeiro semestre, buscando evitar ao máximo a dependência da soja americana na segunda metade do ano. Com isso, os estoques na China devem continuar crescendo, assim como o processamento”, afirmou o banco de investimento. “A sazonalidade indica que os estoques chineses devem atingir o pico em setembro, antes do início do programa de exportação dos EUA”, que tem sua soja taxada em 125% pela China, em resposta à ação tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump. Já a projeção para a exportação de farelo de soja brasileiro foi mantida em 2,4 milhões de toneladas para o mês, segundo relatório da associação, que aponta aumento anual de cerca de 250 mil toneladas. No primeiro trimestre, a exportação de farelo de soja brasileiro somou 5,3 milhões de toneladas, 300 mil acima do mesmo período do ano passado. Fonte: Reuters VEJA TAMBÉM:
  • Comissário da UE diz esperar finalizar acordo com Mercosul em breve
  • Produtores do RS pedem uso de recursos do Fundo Social para renegociar dívidas
  • Últimos dias para os agricultores se inscreverem no Concurso de Produtividade no Milho Inverno 2025
  • ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: