• Sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Aluna da UnB é presa após discutir com pessoa não binária em banheiro feminino

Segundo relato divulgado pela Polícia Militar, estudante detida gritou que colega não poderia usar o espaço por "não ser mulher".

Uma aluna da UnB (Universidade de Brasília) foi presa em flagrante na 3ª feira (11.nov.2025) por suspeita de injúria racial depois de discutir com uma pessoa que também é estudante e se identifica como não binária. O episódio ocorreu por volta das 18h em um banheiro feminino do ICC (Instituto Central de Ciências), no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, região central da capital federal.

O que diz o relatório da Polícia Militar:

As duas pessoas foram levadas à 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte.

Durante os depoimentos, a estudante que acabou presa alegou ter sido vítima de injúria por meio digital. Apresentou um print de um post nas redes, feito por um 3º estudante, que estava acompanhando a estudante não binária.

Segundo a PM, o autor dessa postagem havia chamado a aluna presa de “vadia” na rede social. Foi autuado por injúria simples e teve seu celular apreendido para perícia.

A Polícia Civil informou que o caso foi encaminhado ao TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios).

O Poder360 procurou a UnB para pedir uma manifestação. A universidade afirmou que acompanha o caso e que está “oferecendo apoio e acompanhamento a ambas as partes, assegurando o respeito aos direitos individuais, à ampla defesa e à integridade das partes”.

Leia mais:

Leia a íntegra da nota da UnB:

“A Universidade de Brasília (UnB) informa que acompanha de forma responsável o caso, em articulação com os órgãos competentes, reafirmando o compromisso da UnB com os direitos humanos, a diversidade e a convivência respeitosa em sua comunidade universitária.

“A instituição está oferecendo apoio e acompanhamento a ambas as partes, assegurando o respeito aos direitos individuais, à ampla defesa e à integridade das partes”.

Leia a íntegra da nota da Polícia Militar do Distrito Federal:

“PMDF prende suspeita de injúria racial na UnB

“A PMDF deteve uma mulher suspeita de injúria racial no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), na tarde desta terça-feira (11), às 18h15. Um terceiro indivíduo foi detido por injúria simples, praticada em ambiente digital.

“A Polícia Militar foi acionada para atender a um chamado no estacionamento do ICC Norte da UnB. A pessoa que solicitou a viatura, que se identificou como não binária e sem nome social, alegou ter sido vítima de homofobia após entrar em um banheiro feminino para arrumar o cabelo. A suposta vítima acusou uma mulher, também presente no local, de ter gritado que não era mulher para usar o banheiro e de a ter chamado de ‘viado’.

“A mulher alegou que estava no banheiro feminino com as calças abaixadas quando o solicitante entrou. Ela disse ter negado o uso do banheiro. A suposta vítima alegou estar em processo de hormonização. A mulher afirmou ter saído para acionar a segurança da universidade, sendo seguida pela outra parte, e que não cometeu crime algum.

“Diante dos relatos conflitantes, as partes foram conduzidas à 5ª DP. Durante a oitiva, a autoridade policial apurou o cometimento do crime de injúria racial por parte da mulher.

“Enquanto o registro da ocorrência estava sendo finalizado, a detida alegou ter sido vítima de injúria por meio digital. Ela apresentou um print de uma postagem na rede, feita por um indivíduo que estava acompanhando a suposta vítima na delegacia.

“O autor da postagem, que se referiu à mulher como “vadia” na rede social, foi autuado por injúria simples. Seu aparelho celular foi apreendido para perícia.”

Leia a íntegra da nota da Polícia Civil do Distrito Federal:

“COMUNICAÇÃO DE OCORRÊNCIA POLICIAL – 5ª DP

“F L A G R A N T E
DADOS BÁSICOS Natureza da Ocorrência: INJURIA, INJÚRIA RACIAL. Data da Comunicação: 11/11/2025 às 20:09 Origem da Comunicação: PÚBLICO Data do Fato: Entre 11/11/2025 às 17:40 (Terça-Feira) e 11/11/2025 às 18:14 (Terça-Feira) Endereço do Fato: UNB, CAMPU, CAMPUS DARCY RIBEIRO, Cidade / UF: BRASÍLIA / DISTRITO FEDERAL

“HISTÓRICO
AUTO DE PRISÃO EM FLAGRANTE: – 02ª DP -TERMO CIRCUNSTANCIADO : – 2 DP , INCIDÊNCIA PENAL: AUTUADO PRISÃO EM FLAGRANTE : mulher de 19 anos. AUTUADO TERMO CIRCUNSTANCIADO: homem, 25 anos.

“Compareceu a esta 05ª Delegacia de Polícia uma guarnição da apresentando-nos uma mulher, de 19 anos, autora de Injúria racial e um indivíduo, de 25 anos, autor de injúria. Os policiais militares conduziram as partes pelo crime de injúria racial, no qual a mulher, após uma briga com outro indivíduo, desferiu injurias raciais e, em decorrência desse fato, o indivíduo de 25 fez uma postagem em uma rede social com termos injuriosos contra a envolvida.

“PROVIDÊNCIAS:
– Os envolvidos foram ouvidos em termos próprios;
– Tendo em vista a natureza da infração e a pena cominada, não cabe fiança ao crime imputado ao autor;
– O Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública foram comunicados da prisão.”

Por: Poder360

Artigos Relacionados: