Atacante do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, Alisson Santana foi revelado pelo Atlético. Ele chegou ao Galo em 2021, quando tinha 15 anos de idade e não demorou a subir ao profissional. O responsável por promover a estreia do jogador no time principal atleticano foi Felipão, em 2023, mas quem o consolidou como jogador de confiança foi o sucessor de Luiz Felipe Scolari, Gabriel Milito.
Alisson fez sua estreia profissional em 8 de julho de 2023, entrando como substituto de Igor Gomes no segundo tempo em uma derrota em casa por 1 a 0 para o Corinthians. Sob o comando de Felipão, foram apenas cinco jogos.
"Ele poderia ter me colocado para jogar, fui bem nos jogos, mas só tenho a agradecer ao Felipão. Eu havia subido antes (para o profissional), com outra comissão, mas não havia jogado. Depois que o Felipão chegou, ele me deu muita confiança e me pôs para jogar. É um cara campeão de Copa do Mundo que reconheceu o meu trabalho e me deu essa confiança. Sou muito grato por ele", comentou Alisson em entrevista exclusiva à Itatiaia.
Já no ano seguinte, com a troca de treinador, o atacante deu um salto na carreira. Fez 35 jogos, marcou três gols e concedeu uma assistência. Inclusive, o seu primeiro gol como profissional foi decisivo. Em 14 de fevereiro de 2024, diante do Tombense, pelo Campeonato Mineiro, Alisson estufou as redes da Arena MRV, evitando a derrota do Galo e definindo o placar em 1 a 1.
Depois, Alisson quebrou dois recordes pelo Atlético. Em 5 de abril de 2024, diante do Caracas, na Venezuela, ele se tornou o mais jovem da história do Galo a ser titular em um jogo de Copa Libertadores, na vitória por 4 a 1.
"O Atlético foi o time que abriu as portas para mim, não tem como eu não torcer pelo Atlético, não tem como eu não amar o Atlético. Tive uma identificação muito grande, onde tive as primeiras experiências no futebol. Foi o primeiro estádio lotado que fui, foi o primeiro time grande que joguei. Ainda continuo acompanhando, torço muito pelo Galo. Fui muito feliz aqui, amado e abraçado, tanto pelos jogadores quanto pela torcida. Queria ter dado mais orgulho, feito mais gols e conseguido mais coisas, mas amo muito o Galo", declarou.
Alisson foi comprado pelo Shakhtar por 14 milhões de euros (R$ 87 milhões na cotação da época), em março de 2025, o que representou a terceira maior venda da história do Galo. À frente dele, apenas Bernard (25 milhões de euros, para o próprio Shakhtar, em 2013) e Paulinho (18 milhões de euros, para o Palmeiras, em janeiro de 2025).
Ele deixou Minas com os seguintes prêmios individuais:
"Eu queria ter jogado mais. O Milito foi muito importante para mim. Foi o Felipão que me apresentou para a torcida, mas foi o Milito que me tratou como um jogador de confiança. Tive oportunidades, algumas aproveitei bem, outras fui irregular, o que acho normal pela idade. Fui muito satisfeito. Jogar no Atlético é muito difícil, mas queria ter ficado um pouco mais", afirmou.
Durante seu período de Atlético, Alisson teve a oportunidade de jogar ao lado de Hulk, um dos maiores ídolos da história do clube, que deixou a Cidade do Galo recentemente para se tornar atleta do Fluminense. À Itatiaia, o jovem atleta contou como foi o convívio com o astro.
"Eu sempre gostei muito de ver o que um grande jogador assim faz no dia a dia. No Galo, eu pude ter várias referências. Réver, Arana, Otávio. Tinham muitos caras que tinham muita história no futebol. O Hulk era a minha maior referência para mim e para todos os meninos novos. Um cara super humilde e comprometido no trabalho. Tudo que vemos na mídia é o que ele é. Um cara nota mil. Me ensinou bastante e me ensinou muitas coisas. Reconheço a carreira que ele teve, tenho o máximo respeito por ele, sou muito feliz por ter jogado com ele."





