• Domingo, 15 de fevereiro de 2026

Além de Janja, neta e filha de Lula participarão do desfile na Sapucaí

Primeira-dama, Bia Lula e Lurian Cordeiro estarão em carros alegóricos da Acadêmicos de Niterói; desfile será a partir das 21h45.

Além da primeira-dama Janja Lula da Silva, a neta e a filha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participarão do desfile da Acadêmicos de Niterói na Marquês de Sapucaí, no Carnaval de 2026.

Janja estará no 5º carro alegórico, que encerra a apresentação com o tema da soberania nacional e do 3º mandato de Lula. A alegoria faz referência à arquitetura de Brasília e às cores da bandeira brasileira.

Bia Lula, neta do presidente, integrará o 2º carro, dedicado à migração da família Silva do interior de Pernambuco para São Paulo. A alegoria terá um caminhão pau de arara e referências à mãe de Lula, dona Lindu.

Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do presidente, participará do 3º carro alegórico, que retratará a trajetória de Lula como torneiro mecânico e líder sindical no ABC paulista, com estética industrial e engrenagens que simbolizam o ambiente fabril.

A Acadêmicos de Niterói estreia no Grupo Especial do Carnaval do Rio com um samba-enredo sobre Lula: “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.

O mulungu é uma árvore nativa do Brasil, encontrada principalmente na Caatinga e na Mata Atlântica. Seu nome científico é Erythrina velutina. Pode atingir até 15 metros de altura. A planta produz flores vermelhas de agosto a janeiro, período em que fica sem folhas. A origem do nome vem do tupi “mussungú” ou “muzungú”, com possíveis raízes etimológicas africanas relacionadas ao significado de “pandeiro”.

Fundada em 2018, a escola participou de só 3 carnavais antes de vencer a Série Ouro (antigo Grupo de Acesso), em 2025, e ser alçada ao grupo de elite do carnaval do Rio. Competirá com agremiações tradicionais do Rio de Janeiro, como Mangueira, Portela e Salgueiro. 

A oposição criticou a decisão de Lula ser tema de samba-enredo:

A escolha do enredo não foi a única controvérsia protagonizada pela agremiação fluminense. O Poder360 mostrou, em 5 de fevereiro, que o presidente da escola, Wallace Palhares, foi demitido do cargo de assistente da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).

Ouça o samba-enredo da Acadêmicos de Niterói (6min30s):

Leia mais:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: