A agricultora familiar Deógena Rocha de Oliveira Nery, conhecida como Gina, e o marido, Cláudio Roberto de Mello, relataram, durante a Feira da Agricultura Familiar, na FIT Pantanal, a experiência do casal como empreendedores rurais e a importância do apoio do Governo de MT, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
“Não é fácil empreender num país onde tudo é instável. Vivemos numa inconstância constante”, afirmou Gina, ao dividir com o público os desafios de manter e expandir sua produção de linguiças artesanais gourmetizadas, marca que ela batizou como “Charcutaria Vó Joca”.
A produtora destacou que o suporte oferecido pelas equipes da Seaf e da Empaer tem sido fundamental em sua jornada, especialmente na superação de dificuldades e na conquista de novas oportunidades.
“A Seaf e a Empaer nos abre portas, traçam caminhos, nos oferecem a chave, pegam em nossas mãos e dizem: Vão. Podem ir! Vocês conseguem! ”, declarou.
A produtora também expressou sua gratidão por participar da FEAFTUR e destacou o papel do Governo do Estado no fortalecimento da agricultura familiar.
Segundo ela, com o apoio do Governo e a participação na feira, a empresa aumentou o faturamento em 75%.
A secretária da Seaf, Andreia Fujioka, destacou que relatos como o de Gina são prova viva de que os investimentos do Governo do Estado têm gerado transformação real na vida dos produtores.
“É sobre dar voz, dar vez e caminhar junto com quem vive do campo. Gina representa milhares de mulheres que empreendem com garra e dignidade", reconheceu.
O presidente da Empaer, Suelme Fernandes, ressaltou que a missão da instituição é justamente essa, garantir que cada produtora e produtor se sinta acolhido, orientado e valorizado.
“Nossa assistência vai além da técnica. Estamos ao lado de quem cultiva o Mato Grosso com trabalho e esperança", ressaltou o presidente.
O Governo de MT investe no fortalecimento da agricultura familiar e em políticas públicas para impulsionar o empreendedorismo no campo.