A Associação de Futebol da Argentina () foi alvo de uma operação da polícia do país nesta terça-feira (9/12) por suposta lavagem de dinheiro. As buscas foram realizadas nas duas sedes da entidade e em 18 clubes, incluindo equipes da primeira divisão.

3 imagens


Fechar modal.

![AFA foi alvo de buscas em operação relativa a lavagem de dinheiro. AFA foi alvo de buscas em operação relativa a lavagem de dinheiro.]()
1 de 3 AFA foi alvo de buscas em operação relativa a lavagem de dinheiro. Tomas Cuesta/picture alliance via Getty Images
![18 clubes argentinos também foram alvos de buscas. 18 clubes argentinos também foram alvos de buscas.]()
2 de 3 18 clubes argentinos também foram alvos de buscas.
![Presidente da AFA, Chiqui Tapia. Presidente da AFA, Chiqui Tapia.]()
3 de 3 Presidente da AFA, Chiqui Tapia. Marcelo Endelli/Getty Images
Platense, atual campeão do Torneio Apertura, Barracas Central, clube que tem o filho de Chiqui Tapia como presidente, e campeões da Libertadores, como Independiente, Argentinos Juniors e San Lorenzo, estão na lista.
De acordo com o jornal Clarín, a operação foi realizada por suspeitas de lavagem de dinheiro relacionada a empresa financeira Sur Finanzas, ligada ao presidente da AFA, .
Nas buscas, foram recolhidos documentos, celulares, dinheiro, veículos e outros itens relevantes para a investigação. A Sur Finanzas patrocinou alguns dos torneios organizados pela AFA.
Leia também
Confira a lista de clubes envolvidos na investigação:
Argentinos Juniors
Armenio
Acassuso
Banfield
Barracas Central
Brown de Adrogué
Defensores de Glew
Excursionistas
Independiente
Los Andes
Platense
San Lorenzo
Temperley
Victoriano Arenas
Deportivo Morón
Dock Sud
Racing
Recreativo Estrella del Sur