Filha de Uma Thurman e Ethan Hawke, Maia Hawke esteve no centro da atenção da imprensa muito antes de conquistar o público como . Nascida em uma das famílias mais famosas de Hollywood, a atriz cresceu sob os holofotes — e também no meio de uma narrativa que, por anos, alimentou manchetes e especulações nos tabloides norte-americanos.
A principal polêmica remonta ao fim do casamento de Thurman e Hawke, anunciado em 2003, quando Maia tinha 5 anos. À época, a separação ganhou ampla cobertura da mídia, mas voltou a ser assunto anos depois, quando se casou, em 2008, com Ryan Shawhughes, que havia sido babá de Maya e de seu irmão, Levon, durante a infância dos dois.
A partir daí, começaram a circular manchetes sugerindo que o casamento de teria terminado por uma suposta traição do ator com a babá da filha. Tanto Ethan quanto Uma negaram essa versão por anos. Hawke afirmou publicamente que só se aproximou de Ryan muito tempo após o divórcio e que não houve envolvimento enquanto ainda era casado.

4 imagens



Fechar modal.

![Ryan Shawhughes Hawke e Ethan Hawke Ryan Shawhughes Hawke e Ethan Hawke]()
1 de 4 Ryan Shawhughes Hawke e Ethan Hawke
![Ethan Hawke and Uma Thurman at the 2000 Sundance Film Festival in Park City, Utah (Photo by Fred Hayes/WireImage) Ethan Hawke and Uma Thurman at the 2000 Sundance Film Festival in Park City, Utah (Photo by Fred Hayes/WireImage)]()
2 de 4 Ethan Hawke and Uma Thurman at the 2000 Sundance Film Festival in Park City, Utah (Photo by Fred Hayes/WireImage) Fred Hayes/Getty Images
![Maya Hawke vive Robin Buckley em Stranger Things Maya Hawke vive Robin Buckley em Stranger Things]()
3 de 4 Maya Hawke vive Robin Buckley em Stranger Things Foto: Reprodução
![Nancy Wheeler (Natalia Dyer) e Robin Buckley (Maya Hawke) de Stranger Things Nancy Wheeler (Natalia Dyer) e Robin Buckley (Maya Hawke) de Stranger Things]()
4 de 4 Nancy Wheeler (Natalia Dyer) e Robin Buckley (Maya Hawke) de Stranger Things Reprodução/Netflix
Em entrevistas posteriores, no entanto, a narrativa ganhou novos contornos. Em conversa com Howard Stern, Uma Thurman confirmou que Ethan a traiu durante o casamento — declaração que repercutiu fortemente nas redes sociais, sobretudo pelo tom sereno com que a atriz tratou o assunto. Na mesma fala, ela chegou a dizer que Hawke era “uma das melhores pessoas” que já conheceu, o que gerou surpresa e debate entre fãs e comentaristas.
Mais tarde, em entrevista a Oprah Winfrey, Thurman deu a entender que também errou na relação, sugerindo que o fim do casamento foi resultado de atitudes de ambos, e não de um único episódio isolado. “Eu deveria assumir toda a responsabilidade pelo fim do casamento. Tenho crianças e um trabalho muito exigente. Acho que isso colocou uma grande pressão em nosso casamento.”
Especulações
Nesse contexto, Maia Hawke cresceu cercada por interpretações externas sobre sua família. O fato de ela e o irmão aparecerem com mais frequência ao lado do pai em eventos públicos, além de ambos terem adotado “Hawke” como sobrenome artístico, foi suficiente para alimentar especulações de que teriam “ficado do lado” de Ethan após a separação, leitura que nunca foi confirmada por nenhum dos herdeiros do casal.