A 99Food planeja expandir sua operação para ao menos 100 cidades nos próximos meses. A plataforma já opera em Goiânia e estreará na cidade de São Paulo em agosto.
O novo modelo de negócios oferece isenção de comissões e mensalidades por 24 meses aos restaurantes, preços mais acessíveis a consumidores e ganhos mínimos de R$ 250 para entregadores parceiros que realizarem 20 viagens (sendo 5 de entrega de comida).
“Estamos mudando as regras do jogo com objetivos muito simples: devolver o poder econômico para quem faz esse mercado girar, que são os restaurantes e os entregadores e oferecer a oferta mais acessível de comida para os consumidores finais. Esse é o nosso grande objetivo”, afirma Bruno Rossini, diretor sênior da 99.
A expansão do novo modelo de delivery visa a levar melhores condições ao ecossistema de delivery de todo o país. Nas práticas de mercado, em um pedido de R$ 100, R$ 26,20 reais são pagos com 12% comissão + 11% taxa delivery + 3,2% transação de pagamento. Dessa forma, em um pedido de R$ 100 o comerciante fica com R$ 73,80.
Na 99Food, a situação é diferente. Como o comerciante não pagará comissão nem taxa, o custo no caso de um pedido de R$ 100 é de R$ 7,70, sendo 4,5% taxa delivery + 3,2% transação de pagamento. Com isso, em um pedido de R$ 100 o comerciante fica com R$ 92,30 e tem a possibilidade de reduzir o preço da comida que vende.
No início deste mês, a 99 firmou parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
“Nos unimos à Abrasel com o objetivo de facilitar o empreendedorismo no setor de alimentação, promovendo um ambiente mais equilibrado e com práticas sustentáveis a longo prazo”, afirma Simeng Wang, diretor-geral da 99 no Brasil.
Na iniciativa, a 99Food desenvolverá ações de capacitação de empreendedores e colaboradores do setor, produção de estudos e pesquisas de mercado. Também terá ações que promovam mais competitividade, transparência e sustentabilidade para bares, restaurantes e entregadores em todo o país.